sábado, 19 de abril de 2014

Resenha do livro Insurgente da Veronica Roth





Eu acho que nós choramos para libertar as partes de animal em nós, sem perdemos a humanidade


   Insurgente trás uma narração mais fluída, diferente do livro anterior Divergente, que cansou um pouco a leitura, devido às várias fases de níveis na qual a personagem “Tris” passara para sobreviver na facção audácia.  

   Esse não começa diferente de como terminou Divergente, um caos total. Tris e Quatro busca refúgio e aliança em outras facções, que estão também ameaçadas pela a erudição. Esse livro mostra uma visão mais profunda em relação às outras facções, como elas funcionam,  como são realmente as pessoas em suas facções, nesse livro você consegue ter um visão mais clara das facções.

   No decorrer da história Marcus pai de Quatro revela ter um segredo, um ULTRAsegredo, em que daria sua própria vida para proteger, como os pais de Tris deram as suas vidas para guardá-lo. Tris tenta desvendar e arrancar esse segredo, mas, ele só será revelado no fim do livro (Obviamente).
Temos uma visão mais ampla das facções como também dos sem facções, que são as pessoas expulsas ou que não conseguiram passar em seus testes de facções. Os sem facções trazem muitas revelações e personagens que de certa forma os leitores achavam que estavam “excluídos” da história. A uma grande mistura de facções e sem facções para derrubarem a erudição, mas, Tris não tem muita alternativa, ela precisa confiar nas pessoas, não por que ela queira, mas por que é necessário. Esse livro faz o que quiser com o leitor, ou melhor, a Roth, faz o que quer com o leitor, pois ela te surpreende com alguns personagem que a principio poderia ser os seus favoritos e que depois desse livro eles já não importam tanto assim, por que ao longo da história os personagem que tem as personalidades mais  abominável, ou de caráter ruim, faz uma boa ação, e você pensa –Ele me surpreendeu, jamais pensei que ele faria isso. 
A mesma realidade acontece com os “queridinhos”. Aviso. Não tenha personagens favoritos você provavelmente vai se decepcionar com eles nesse livro.

  Há um drama de Tris em relação à morte do Will, um drama aceitável. A relação dela com a Christina fica um pouco estreita, mas, logo elas voltam a amizade.
A relação de Tris e Quatro não é tediosa ou melosa, por que várias vezes a relação deles se estremece, e isso mostra um realidade no amor dos dois. Ou seja, que nenhum relacionamento é mil maravilhas.

  A narração de Roth é muito boa em tudo. Lutas, descrições, principalmente nos momentos de ação.Nesse livro é explicado cientificamente o que são Divergentes, e também o que supostamente existe atrás das barreiras da cidade.
Como sempre a Roth trás uma leitura leve e rápida.



Se você ainda não leu Insurgente, não deixe para depois, leia!

2 comentários:

  1. Poxa, acabei de resenhar esse livro lá no blog! hahaha
    Mesmo assim li a tua! <3
    E esse final? Que eu tava super afim de ler outro no intervalo de Insurgente e Convergente, mas não teve jeito, li a página 509 e já me joguei pra começar Convergente!

    jonnybox.com

    ResponderExcluir
  2. Eu amei os dois primeiros livros da série, mas não gostei muito do final.
    Beijos.
    Visite - Tão Bom Quanto Pizza

    ResponderExcluir